‘A Freguesia da Ribeira do Panema’ é relançado e inicia festa de 180 anos de paróquia em Santana

13 fev 2016 - 12:50

Tobias Medeiros disse da sua satisfação em ver o local lotado para prestigiar seu trabalho. “O maior desejo do autor é ser lido”, lembrou.

Autor da obra esteve ao lado de autoridades na cerimônia (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Autor da obra esteve ao lado de autoridades na cerimônia (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A Câmara de Vereadores da cidade de Santana do Ipanema ficou lotada para prestigiar o relançamento de uma grande obra e seu autor na noite desta sexta-feira (12). Estamos falando do livro ‘A Freguesia da Ribeira do Panema’, do escritor e pesquisador sertanejo Tobias Medeiros.

O evento também faz parte do início dos festejos de aniversário da Paróquia de Senhora Santana, que no próximo dia 28 vai completar 180 anos de existência.

Para seguir as comemorações a igreja preparou uma trezena (13 noites de celebrações) até a data tão especial.

Relançamento

O trabalhado de Tobias, lançado inicialmente no ano de 2006, foi atualizado e teve sua reestreia com uma bela cerimônia no Poder Legislativo Municipal. Ilustres presenças foram registradas como políticos, representantes de clubes de serviços, personalidades da cena cultural e demais membros da sociedade civil organizada.

Durante o evento ficou a cargo do presidente da Academia Santanense de Letras, Artes e Ciências, José Malta Fontes Neto, apresentar um resumo da obra.

Padre Adauto Vieira falou da importância da obra (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Padre Adauto Vieira falou da importância da obra (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Além do imortal santanense, a festa também foi acompanhada de perto de dois eternizados escritores alagoanos, o presidente da Academia Penedense de Letras, Moezio Vasconcelos, e Antônio Machado, que representou a Academia de Arapiraca. Ambos também falaram e exaltaram o trabalho do colega de profissão.

O padre atual da Paróquia de Senhora Santana, Adauto Vieira presidiu a cerimônia e falou do valor histórico da obra. Para o vigário, a chegada da sede católica, em Santana e qualquer cidade, é um grande marco para o início do desenvolvimento da região. “A obra conta a história da nossa cidade, a partir da semente da fé”, disse.

Além de escritores a noite também foi presenteada com as canções de Adélia Magalhães. Durante todo evento a musicista apresentou números para os presentes, tal como clássicos do rei do baião, Luiz Gonzaga.

O ápice do evento foi a fala do autor do livro. Tobias Medeiros disse da sua satisfação em ver o local lotado para prestigiar seu trabalho. “O maior desejo do autor é ser lido”, lembrou. Ele também ressaltou a importância de se retratar a história dos ícones católicos que muito contribuíram para suas comunidades, citando exemplos como Padre Cícero Romão e Pe. Francisco Correia.

Como de praxe, a noite terminou com o autor autografando as obras dos presentes, que não poucos, fizeram fila para ter o registro manuscrito do escritor. Veja abaixo uma galeria com todas as fotos do evento.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários