Juceal e Sebrae promovem capacitação para usuários do Portal Facilita Alagoas

16 set 2014 - 07:30


Evento para 200 inscritos contou com a presença de órgãos integrados à Redesim.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Sebrae Alagoas promoveram, na última sexta-feira (12), a segunda capacitação para usuários do Portal Facilita Alagoas deste ano. Com cerca de 200 inscritos, abrangendo contadores, advogados e estudantes, o Café da Manhã com Contadores foi realizado na sede do Sebrae, em Maceió.

O treinamento contou com palestras ministradas por representantes dos órgãos organizadores. Os participantes puderam esclarecer dúvidas quantos às funcionalidades do portal – uma interface da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas.

Na primeira apresentação da manhã, a analista de políticas públicas do Sebrae Alagoas Luciana Leite expôs dados sobre o momento empresarial no estado, com destaque para as micro e pequenas empresas. Baseando-se nas leis Geral da Micro e Pequena Empresa e nº 11.598/07 (Redesim), a analista destacou que o ambiente de desburocratização tem também a contribuição dos profissionais, que, segundo ela, são atores principais nesse processo de construção de um melhor ambiente empresarial no estado.

A palestra foi seguida pela exposição dos principais erros cometidos pelos usuários no portal, explanada pela gerente de tecnologia da Redesim em Alagoas, Carolina Cavalcante. “Esse é o momento de falar um pouco do nosso dia-a-dia para evitar erros e, assim, diminuir os processos em exigência”, disse a gerente, que abordou desde o preenchimento incorreto de dados até as dificuldades na abertura empresarial e na mudança do tipo de empresa.

O presidente da Juceal, José Lages Júnior, exaltou a parceira com os órgãos presentes na capacitação e a presença massiva dos inscritos. “O portal realmente funciona graças a esta integração entre os órgãos e também com a contribuição de dúvidas e sugestões de vocês. Com este feedback, podemos trabalhar o Facilita para que ele possa se aproximar do ideal”, afirmou.

Para o contador Josinaldo Barros, eventos como esse são essenciais para promover uma aproximação com os usuários do sistema e os órgãos integrados. “Foi gratificante. Pude deixar minha opinião e discutir os problemas que encontrei. Não tenho o que reclamar. O portal é bem explicativo e tem bastantes informações”, comentou.

Além dos órgãos que organizam evento, participaram representantes da Receita Federal, da Vigilância Sanitária Municipal, Secretária Municipal de Finanças, Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), Secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC/AL) e o Corpo de Bombeiros.

Por Hotton Machado / Agência Alagoas

Comentários