Cidades do interior são contempladas por edital de eventos da Fapeal

22 set 2016 - 07:58


Penedo, Delmiro e Santana do Ipanema, além de Maceió, receberão apoio para ocasiões científicas e culturais.

Campi em Santana do Ipanema já foi contemplado com recursos (Foto: Ascom Uneal)

Campi em Santana do Ipanema já foi contemplado com recursos (Foto: Ascom Uneal)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) publicou a quarta chamada do seu edital de Auxílio à Organização de Eventos Científicos.  Desta vez, foram contempladas 11 ocasiões que, juntas, estimam alcançar 5 mil pessoas com ocasiões de caráter científico e perfis diversificados.

Em maio deste ano, através da Fapeal, o Governo de Alagoas, destinou R$500 mil para esta finalidade, e as quatro chamadas, até o momento, já selecionaram 36 propostas.

Neste último resultado, podem ser destacados os eventos no interior do estado, a junção de ciência e cultura, em áreas como Cinema e Design, e o papel da Fapeal como financiadora dos maiores encontros acadêmicos nas principais instituições do estado.

Penedo, Delmiro e Santana

Em novembro, a cidade de Penedo recebe VI Encontro de Cinema, evento de nível nacional promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que acontece simultaneamente ao Festival de Cinema.

O professor Sérgio Onofre, coordenador do encontro, explica que o momento é dedicado à reflexão sobre o ensino, pesquisa e produção do audiovisual no estado: “É uma forma de nos colocarmos no cenário nacional. Já que não temos a graduação específica, vamos construindo isso aos poucos. Mas o audiovisual é uma área do conhecimento que dialoga com todos os cursos”.

A Universidade Estadual (Uneal), campus Santana do Ipanema, teve os recursos garantidos para realização do sexta edição do Encontro Científico Cultural de Alagoas (Enccult). Já a Ufal de Delmiro Gouveia, chega à quarta edição da Semana de Engenharia (Semenge), evento de abrangência regional que, este ano, traz o tema “Desafios da Engenharia: Inovação, Tecnologia e Gestão”.

Fortalecimento institucional

Os eventos com maior estimativa de público são o Congresso Acadêmico da Uncisal e a 4ª Semana de Pesquisa do Centro Universitário Tiradentes, que esperam envolver suas respectivas comunidades acadêmicas como um todo, com público estimado de 1.200 pessoas, cada.

Segundo o professor Célio Fernando de Sousa Rodrigues, pró-reitor de extensão da Uncisal, “O principal objetivo do VI CACUN, é a discussão dos diversos aspectos da ética na saúde, através de reflexões abrangentes,  desde a formação acadêmica até o exercício profissional”.

Um toque artístico

E a cara mais inovadora da quarta chamada vai ser a “Avia! Semana de Design”, do curso de Design da Ufal. A coordenadora da proposta, professora Danielly Amatte explica que o curso tem apenas cinco anos, por isso, o público alvo é a sociedade em geral, que pode ainda não ter uma ideia muito clara do que o design faz.

“Queremos aproximar as pessoas da produção de um curso novo, contribuindo com temas transversais, que possam interessar tanto ao mercado quanto a comunidade”, comenta a pesquisadora.

O resultado está disponível no Site da Fapeal.

Por Naísia Xavier / Agência Alagoas

Comentários