Incêndio atinge vegetação em Santana do Ipanema; veja fotos

13 nov 2017 - 09:31

Incêndio atingiu 40 hectares da vegetação (Fotos: Paulo Soares / Alagoas by Drone)

Equipes do Corpo de Bombeiros de Santana do Ipanema se mobilizaram neste domingo (12) para conter um incêndio de grandes proporções na zona rural do município. O fato aconteceu na região do povoado Serrote do Severiano e segundo o CB atingiu uma área de cerca de 40 hectares.

Os combatentes se deslocaram por volta das 12h e somente no período noturno concluíram o trabalho. O local do incêndio fica situado a 5km do centro da cidade. Além de cessar o fogo, os bombeiros também se esforçaram para que as chamas não atingissem uma área de mata virgem, com área de 10 hectares.

“Tentamos o combate com uso de abafadores, mas como as labaredas estavam com dois metros de altura, além do vento, alta temperatura e o desgaste físicos dos militares, ficou impossível o combate direto com segurança”, frisou o 3° sargento do CB, Paulo Soares.

Além do sargento, a guarnição dos Bombeiros teve o trabalho inicial dos cabos, João Paulo, Wilames e Medeiros, e depois do Tenente Tarcio, 3º Sargento Alain e do Cabo Valdemar. Os militares também tiveram apoio de servidores e maquinário da Secretaria Municipal de Agricultura de Santana.

Como combateram?

Os bombeiros explicaram que ao verificar a área atingida, através de imagens aéreas, foi observado que o local era cercado parcialmente pelo rio Ipanema. Com isso, eles decidiram montar em outra parte um aceiro (uma espécie de valas no chão) para conter as chamas.

Com o apoio do drone do 3° Sgt Paulo Soares, comandante do ABT-08, foram identificados os últimos focos do Incêndio, sendo ampliando o aceiro através da máquina retroescavadeira e realizado a extinção dos focos remanescentes.

O 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) cedeu a reportagem um croqui da área atingida e as imagens aéreas feitas pelo drone. Veja abaixo:

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários