Ifal Santana mostra ações levadas a comunidade quilombolas do Sertão

18 maio 2018 - 01:00

Alunos do Ifal levaram ensinamentos do Xadrez para comunidade (Foto: Assessoria / Ifal Santana)

O Instituto Federal de Alagoas, Campus Santana do Ipanema, publicou nesta quinta-feira (17) a primeira de uma série de reportagens apresentando o resultado de ações, fruto de projetos de extensões de alunos da unidade em comunidades do Sertão.

Neste primeiro conteúdo é mostrado as iniciativas do programa “Minha Comunidade” no Povoado Alto do Tamanduá, comunidade quilombola na cidade de Poço das Trincheiras, vizinha de Santana. Lá foram aplicadas ações de cidadania, esporte e sustentabilidade.

Na área da cidadania, os alunos fizeram uma espécie debate sobre o racismo.  “A ideia é apresentar o que é legalmente tipificado como racismo no ordenamento jurídico brasileiro, dotando aquela população de conhecimento capaz de prevenir e combater as variadas formas de preconceito”, descreve a matéria.

Já no esporte é citado a ação  “Xadrez: Jogo de estratégia, concentração e sociabilidade”. O objetivo neste caso foi levar às crianças e jovens o contato lúdico com o esporte e trabalhando algumas habilidades, como criatividade, concentração, e ainda o exercício da paciência, tolerância e perseverança.

Para conferir o conteúdo completo da matéria do Ifal Santana, CLIQUE AQUI.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários