Governo inaugura Centro de Acolhimento para dependentes

30 out 2014 - 21:00


Novo prédio de atendimento para dependentes químicos está amplo e moderno na Avenida Tomaz Espíndola, no bairro do Farol, perto da Praça do Centenário.

Foto: Ascom SEPAZ

Foto: Ascom Sepaz

O governador Teotonio Vilela inaugura nesta sexta-feira (31), às 9 horas, a nova sede do Centro de Acolhimento para Pessoas com Dependência Química de Maceió. O local fica em um amplo prédio na Avenida Tomás Espíndola, 263, Farol. Dessa forma, o Centro de Acolhimento encerra suas atividades no prédio próximo à Praça Sinimbu, que o abrigava desde o surgimento do Acolhe Alagoas, em 2010.

A mudança ocorre para comportar as novas atividades e serviços advindos do crescimento do Acolhe Alagoas, programa de Estado que, ao longo de quatro anos de existência, conta hoje com mais de 1.300 vagas em 30 instituições para acolhimento voluntário e gratuito, já tendo atendido mais de 13 mil pessoas.

Também busca facilitar o acesso da população ao serviço, já que o novo endereço está próximo a um corredor de transporte, perto da Praça Centenário e pouco depois do Centro de Maceió.

Local de triagem e porta de entrada do Projeto Acolhe Alagoas, o horário de atendimento ao público no novo Centro de Acolhimento permanece das 8h às 17h, e o telefone para contato continua o mesmo: 3315-1913. A população de todo Estado pode contar também com o call center do Acolhe Alagoas, 0800-280-9390.

“O Centro de Acolhimento perto da Praça Sinimbu foi onde o programa começou, mas já estava pequeno para a gama de atividades que o Acolhe desenvolveu ao longo dos anos, com a implantação e fortalecimento do programa. No novo prédio, teremos salas para atendimento às famílias dos acolhidos, que muitas vezes estão em co-dependência, espaço para os trabalhos da reinserção social e até um miniauditório para cursos e palestras”, ressalta o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior.

Além disso, o novo prédio conta com sala de Enfermagem mais ampla e vai abrigar em espaço adequado a Superintendência de Políticas sobre Drogas da Sepaz.

Como procurar ajuda

Para acessar uma das vagas de acolhimento voluntário e gratuito do Acolhe Alagoas, é preciso apenas que homens, mulheres e crianças a partir dos 12 anos que fazem uso abusivo de drogas passem pela triagem nos Centros de Acolhimento em Maceió ou Delmiro Gouveia. Ou então, solicitar a visita domiciliar dos Anjos da Paz pelos telefones 0800-280-9390 e 3315-1913.

A Unidade do Sertão do Centro de Acolhimento, instalada em Delmiro Gouveia no mês de julho, funciona na Rua Olavo Bilac, 140, Centro, ao lado do Centro Paroquial, e veio para descentralizar a triagem do Acolhe Alagoas, facilitando o acesso ao tratamento para famílias sertanejas que estão passando pelo drama da dependência química.

O local – além de fazer a triagem para entrada nas comunidades acolhedoras -, tem se firmado em Delmiro Gouveia e região como referência para informações sobre drogas, desde prevenção a grupos de apoio e ajuda mútua para dependentes químicos em recuperação.

Por Ascom Sepaz

Comentários