Governo de Alagoas inaugura obras do sistema prisional

06 nov 2012 - 16:00


Ascom Sgap

“Estamos trilhando o caminho para que tenhamos uma melhor segurança pública em Alagoas”, afirmou o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, ao participar nesta terça-feira (6) da inauguração de várias obras do sistema prisional. Com investimentos próprios, a Superindência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) inaugurou a pista de acesso, a nova sede do Centro de Operações Operacionais (Copen), Espaço Multieventos do Santa Luzia e a reforma do módulo 3 do Cyridião Durval.

Ao destacar os avanços obtidos desde a sua passagem pela Sgap, em 2009, Dário Cesar disse que o atual Governo vem apostando no processo de ressocialização dos reeducandos, para que possam retornar ao convívio na sociedade. “É uma luta diária para propiciar as condições de ressocialização de pessoas que praticaram crimes ou atos ilícitos; por isso temos de reconhecer os avanços conquistados até agora”, ressaltou.

O secretário também citou os novos investimentos do sistema prisional alagoano, como a construção do segundo Módulo de Segurança, do novo presídio do Agreste e do Centro Integrado de Ressocialização (CIR), que será implementado por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Com 1.800 vagas, o CIR será construído no município de Messias, devendo ser concluído no prazo de 8 meses, a contar do início das obras.

“A partir de sua inauguração, o novo presídio irá abrigar todos os presos custodiados em delegacias do interior”, disse o secretário, garantindo que o Módulo de Segurança Máxima da capital será entregue no início do próximo mês, totalizando 192 vagas para presos considerados de alta periculosidade.

Dentro de 90 dias, a Defesa Social irá implantar no sistema prisional o sistema de bloqueador de celular, acabando de uma vez com a comunicação de presos. “Mesmo com a entrada de celulares dentro das unidades, o equipamento não poderá fazer ligação por conta do bloqueador”, explicou o secretário.

Para o superintendente geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Carlos Luna, os avanços conquistados até agora tornam o sistema prisional alagoano mais justo e humanizado, fazendo cumprir o seu papel ressocializador. Luna também ressaltou o trabalho dos servidores e agentes penitenciários no processo de mudança.

Na solenidade, foram entregues ainda mais 75 tornozeleiras eletrônicas e 120 Sparks (arma de baixa letalidade), que vão substituir o uso de Teaser nas unidades prisionais. Com a troca do equipamento, o Estado atende às exigências da Lei de Execuções Penais.

Além de homenagem especial feita ao secretário Dário Cesar, a Sgap também prestou um agradecimento aos servidores do órgão. Prestigiaram a solenidade, o comandante da Polícia Militar, coronel Dimas Cavalcante; o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o diretor da Perícia Oficial, João Alfredo Tenório; o juiz da Vara de Execuções Penais, Braga Neto e a professora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade Federal de Alagoas, Elaine Pimental.

Por Agência Alagoas

Comentários