Governador entrega escola para aldeia Xucuru Kariri

31 out 2014 - 09:20


Unidade vai atender a toda comunidade indígena com a oferta de Ensino Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Foto: Neno Canuto

Foto: Neno Canuto

O governador Teotonio Vilela e a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, inauguraram, nesta quinta-feira (30), a Escola Miguel Pajé Selestino, da aldeia Xucuru Kariri, em Palmeira dos Índios.

Com investimentos próprios do Estado na ordem de R$ 700 mil, a nova unidade indígena conta com oito salas de aulas, uma biblioteca, um laboratório de informática, um recreio coberto, banheiros, cozinha, dispensa, sala de professores, arquivo e sala de diretor. A construção da Escola partiu de uma série de diálogos mantidos entre o Governo do Estado e lideranças indígenas com o propósito de retirar os alunos de uma unidade improvisada e oferecer estrutura adequada.

A comunidade conta com estrutura adequada para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos. A escola tem capacidade para mais de 240 alunos por turno. Para a diretora da escola, a índia Lucy Menezes, a escola representa uma conquista da comunidade indígena que vai contar com uma nova estrutura para ter acesso a um ensino de qualidade. “A escola aumenta a autoestima de toda a comunidade; é um sonho de todas as mães e pais da Xucuru Kariri”, disse Lucy.

No evento, o Pajé da tribo, Antônio Selestino, agradeceu pela obra e enfatizou a importância da educação para o crescimento dos povos indígenas. Ele também enfatizou a presença do governador. “Hoje, para nós, é um dia de muita alegria; Estamos honrados com a presença de todos. Teotonio Vilela foi o segundo governador que esteve na nossa aldeia. O primeiro foi Lamenha Filho”, lembrou o Pajé.

Na solenidade, Teotonio Vilela enfatizou a importância de atender aos indígenas pela sua cultura e pelo que representam na sociedade brasileira. “Meu respeito pelos povos indígenas é imenso; sinto-me privilegiado em poder entregar e compartilhar esse momento com a comunidade”, ressaltou o governador. “Os indígenas têm uma história bonita, mas ao mesmo tempo sofrida. Eles merecem viver com dignidade e com uma educação de qualidade”, enfatizou Teotonio.

A secretária da Educação, Stella Albuquerque, afirmou que a entrega da nova unidade representa a importância da diversidade e da luta por direitos. “Vamos ofertar um ensino com dignidade e qualidade. Essa foi uma determinação do governador Teotonio Vilela de agilizar o andamento das obras para atender a aldeia”, afirmou Stella.

Por Amanda Vieira / Agência Alagoas

Comentários