Google é obrigado a incluir volante em seu carro autônomo

22 ago 2014 - 06:30


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Google foi travado no primeiro obstáculo à sua ideia de colocar carros totalmente autônomos nas ruas. O Estado da Califórnia, onde a empresa pretende testar os veículos, proibiu a circulação de modelos que não permitam intervenção humana.

O veto consta numa lei que passará a valer em 16 de setembro e enquadra o carro do Google, que não tem volante e pedais de aceleração e freio. Assim, caso a empresa insista na ideia, terá de manter o veículo restrito a ruas privadas ou então tentar testá-lo fora da Califórnia.

Mas, ao menos num primeiro momento, o Google preferiu criar outro modelo, segundo o Wall Street Journal, que terá um volante pequeno e os pedais.

O Google já afirmou que a ideia de tirar os controles humanos veio da constatação, por testes, de que a influência do motorista em caso de emergência é mais perigosa quando há controles tradicionais. Por isso há apenas um botão, que desliga o carro quando necessário.

Mas as autoridades não estão totalmente convencidas. Tanto que já vetou outras tentativas da companhia, como as de colocar motos e caminhões autônomos em testes.

Por Olhar Digital

Comentários