Filme ‘Olhar de Nise’ terá pré-estreia em Maceió na segunda-feira

24 nov 2014 - 09:00


Dirigido por Jorge Oliveira, o documentário aborda o reconhecido trabalho da psiquiatra alagoana Nise da Silveira.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O filme Olhar de Nise terá sua pré-estreia, na próxima segunda-feira (24), às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. O documentário dirigido por Jorge Oliveira, conta a história e o reconhecido trabalho da psiquiatra alagoana Nise da Silveira. O evento conta com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O longa-metragem de 90 minutos resgata a história da psiquiatra, que foi a primeira mulher alagoana a se formar em medicina na Bahia e a perceber um grande potencial artístico nos pacientes de doenças psiquiátricas do Hospital D. Pedro II (RJ), revolucionando a psiquiatria. Seu método utilizava a arte da terapia como tratamento das doenças mentais.

O documentário foi rodado no Rio de Janeiro, em Maceió e na Alemanha. Com depoimento de personalidades e pacientes tratados por Nise. O filme reconstrói cenas da trajetória de vida da psiquiatra. Em uma delas, Nise da Silveira, no leito da morte, lembra-se do marido Mário Magalhães, médico sanitarista, primo legítimo, com quem viveu no Rio de Janeiro até a sua morte.

“É uma cena comovente”, diz o diretor Jorge Oliveira. “No filme o casal é interpretado pela atriz Mariana Infante e pelo ator Rafael Cardoso, da Rede Globo. Busquei trazer para tela o grande sonho da Nise, que quando estava à beira da morte, falou que o marido a chamava para dançar. Acho que realizei o grande sonho dessa psiquiatra que está, sem dúvida, entre as grandes personagens do século XX”, conclui o cineasta.

Por Lucas Thaynan / Agência Alagoas

Comentários