Evento global impulsionou o empreendedorismo social em Santana do Ipanema

03 abr 2015 - 14:00


Startup Weekend Change Makers, que aconteceu simultaneamente em 11 cidades ao redor do mundo, aspirou pessoas a aplicarem seus talentos e habilidades para criar negócios sociais.

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Imagine uma comunidade de empreendedores, desenvolvedores, designers, líderes sociais e mentores juntos, prototipando soluções que combinem a força do empreendedorismo e da tecnologia para a resolução de problemas sociais. Essa é a proposta do Startup Weekend Change Makers (SWCM), evento global de empreendedorismo social que aconteceu em Santana do Ipanema entre os dias 27 e 29 de março, na Escola Estadual Laura Chagas.

O evento foi realizado simultaneamente, em 11 cidades ao redor do mundo, durante 54 horas desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas de startups se reuniram para compartilhar ideias, formar times, construir soluções na forma de produtos ou serviços e lançar startups, com o foco em negócios sociais.

Uma iniciativa realizada conjuntamente pelo Comitê para a Democratização da Informática (CDI) e a UP Global, o SWCM tem como propósito inspirar as pessoas a usarem seus talentos e habilidades na criação de negócios sociais. O Movimento é uma “versão 2.0” do Startup Weekend Rio Favela, realizado em 2014 no Morro da Providência no Rio de Janeiro, que contou com mais de 200 participantes e gerou 9 startups a partir de 30 ideias de negócios sociais.

Também realizam o Startup Weekend, Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Recife (PE), Antigua (Guatemala), San Jose (Costa Rica), Berlim (Alemanha), Hangzhou (China) e Tokyo (Japão).

No Startup Weekend Santana do Ipanema (AL), o evento contou com a participação de cerca de 120 pessoas, que vieram de diversas cidades do estado e de outros estados brasileiros. Contou com mentores que são referência em startups e nos seus segmentos, o que possibilitou a facilitação dos participantes na produção e construção de seus startups.

No evento de Santana do Ipanema, foram apresentados pelos times 13 startups, sendo o vencedor a ideia do DECANTIL – Decantador para aproveitar a (pouca) água de chuva que cai no sertão. 80% dos alagoanos consomem água não tratada, ano passado 213 pessoas morreram por este motivo em AL. Em geral as famílias captam a chuva através de canaletas que vão direto para as cisternas sem o mínimo tratamento, pegando toda sujeira. Visam construir um sistema de vendas diretas pra atingir o sertanejo oferecendo cisternas a crediário, pois, segundo o líder da equipe Floriano, o sertanejo gosta é de fazer negócio no olho-a-olho! A equipe foi formada por 10 pessoas.

2º PEA – Processo Ecológico de Adubo – A cada dia de feira na cidade 200 quilos de alimentos são desperdiçados por estarem impróprios para venda / consumo, causando diversos transtornos, que vão desde a sujeira pela cidade, destinação incorreta para lixões e a transformação do alimento em chorume no lixão. Visam coletar estes alimentos e transformar todo lixo em adubo por processo de compostagem, sem causar impacto ambiental, mau odor e ainda aproveitar o chorume que resta como adubo líquido.

3º – Sertão bom – e-commerce de produtos de artesanato do sertão, para fortalecer e valorizar o trabalho dos produtores locais. Perceberam que compradores, por não conhecerem o processos manuais de fabricação, não dão o devido valor e pretendem contar as histórias por trás de cada produto para que os compradores conheçam de fato o valor agregado destes produtos, disponibilizando-os para vendas através de uma plataforma de e-commerce

Menção honrosa: Motool. Visa facilitar a vida de pessoas que necessitam utilizar serviço de mototáxi para que chamem um mototaxista através do aplicativo, reduzindo ainda riscos de violência e estupro através de ranqueamento do mototaxista pelos passageiros. Um negócio bastante promissor para regiões carentes como o sertão e inclusive bairros mais pobres de grandes centros urbanos como favelas do Rio de janeiro, porém para esta edição necessitava encontrar um impacto social mais evidente.

A Comissão Organizadora local enfatizou a importância do estabelecimento das parcerias para a realização do SW Santana do Ipanema, e sem eles seria impossível desenvolver um evento dessa magnitude, são eles: Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Instituto Federal de Alagoas – IFAL; Instituto Ação; Associação Comercial de Santana do Ipanema; Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL; SEBRAE-AL; Aliança Empreendedora; Núcleo de Empreendedorismo Rural e Urbano – NERU; Centro Acadêmico de Economia – CAECO; Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas; Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema; Neurônio; Ideia 5; Visão Mundial; além dos parceiros comerciais: SPessoa Distribuidora; Supermercado Ouro Branco; Robrac; Guarafrut; Supermercado Nobre; Pousada e Restaurante Aquarelas; Hotel Ribeira do Ipanema e Hotel Jota Pinto.

Sobre o Startup Weekend

O Startup Weekend é um evento de 54 horas em que desenvolvedores, designers, empreendedores e entusiastas de startups se reúnem para compartilhar ideias, formar times, construir soluções na forma de produtos ou serviços e lançar startups. Até hoje, foram mais de 1.500 eventos realizados, em 726 cidades de mais de 134 países, mais de 13.000 startups criadas e mais de 123.000 empreendedores que já passaram pela experiência. Criado e mantido pela UP Global – Organização sem fins lucrativos cuja missão é fomentar o empreendedorismo e a liderança em comunidades – e organizado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

Saiba mais CLICANDO AQUI

Por Gustavo Vinícius – colaboração

Comentários