Estudantes da Ufal lançam jornal alternativo com temas ambientais e políticos

14 fev 2017 - 23:46


A primeira edição de Viramundo foi distribuída durante a calourada.

Estudantes se uniram para produzir um periódico diferente (Foto: Assessoria Ufal)

Estudantes se uniram para produzir um periódico diferente (Foto: Assessoria Ufal)

Um grupo de estudantes de Direito e Jornalismo, ligados ao Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Meio Ambiente (Nedima), lançou um jornal alternativo, intitulado ViraMundo, com temas políticos e ambientais, que teve a primeira edição distribuída durante a calourada do período 2016.2, realizada em 16 de janeiro.

Segundo os organizadores, o jornal ViraMundo “tem como objetivo servir de meio de comunicação alternativo dentro da hegemonia ideológica e discursiva presente nos meios tradicionais de comunicação, dando voz àquelas e àqueles que não têm oportunidade de falar da sua realidade à sociedade”. Os textos são de responsabilidade dos estudantes que formam a equipe editorial.

A equipe define o jornal também com uma forma de “aproximar a comunidade acadêmica de debates sociais e jurídicos que diversas vezes não são feitos em sala de aula, de maneira crítica e contestadora à ordem estabelecida na sociedade”. O jornal tem tiragem de mil exemplares, periodicidade trimestral e também pode ser encontrado em versão eletrônica.

Da Assessoria Ufal

Comentários