Estado cria Estação Ecológica na região do Sertão de Alagoas

23 nov 2014 - 12:05


Decreto que institui a nova Unidade de Conservação deverá ser assinado na próxima segunda-feira.

Foto: Sergio Campos / Cortesia

Foto: Sergio Campos / Cortesia

O bioma Caatinga ganha mais uma Unidade de Conservação para garantir a proteção da biodiversidade. O decreto de criação da Estação Ecológica Curral do Meio, em Santana do Ipanema, deverá ser assinado na próxima segunda-feira, dia 24, pelo governador Teotonio Vilela, durante o lançamento do livro Unidades de Conservação – As Riquezas Protegidas no Território Alagoano.

A mais recente área protegida se junta às outras 51 Unidades legalmente criadas para abrigar remanescentes significativos dos principais biomas existentes em Alagoas, Caatinga e Mata Atlântica. A iniciativa técnica e institucional é do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em parceria com a Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais (CARHP), representando interesse macro de constituir na região sertaneja mais uma área protegida, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Segundo informações do parecer técnico elaborado pela equipe da Diretoria de Unidades de Conservação do IMA, a área está localizada no município de Santana do Ipanema, regularizada e pertencente ao Estado, possui 42,65 ha, com perímetro de 3.013m, “com a adição de terras públicas adjacentes sem uso, cuja regeneração natural e induzida terão a função de garantir a expansão da área natural da Estação”.

Uma Estação Ecológica é uma Unidade de Conservação considerada de Proteção Integral. Ela permite a realização de pesquisas científicas e as alterações dos ecossistemas são permitidas apenas em determinados casos, tais como medidas que visem à restauração de ecossistemas modificados; manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica; e coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas.

A assinatura do decreto de criação será feita junto com o lançamento dos livros Unidades de Conservação – As Riquezas das Áreas Protegidas no Território Alagoano e Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 24, durante a abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica, às 19, no teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso.

Serviço

Evento: Assinatura de criação da Estação Ecológica Curral do Meio e lançamentos dos livros Unidades de Conservação de Alagoas – As Riquezas Protegidas no Território Alagoano e Biodiversidade Recifal e Lagunar do Estado de Alagoas;

Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções Ruth Cardoso

Hora: 19h (dentro da programação de abertura do XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica).

Da Assessoria IMA

Comentários