Escolas homenageiam ex-aluno e hoje atacante da seleção, Roberto Firmino

17 jun 2018 - 14:00


Roberto Firmino hoje atua na seleção (Foto: Divulgação / CBF)

Menino tranquilo, tímido, aluno assíduo e apaixonado por futebol. Assim foi a infância de Roberto Firmino Barbosa de Oliveira, jogador do Liverpool, da Inglaterra, e atacante da seleção brasileira. Quando criança, o craque estudou nas escolas estaduais Maria Rita Lyra (CAIC) e Tarcísio de Jesus, ambas no Trapiche da Barra. Nas duas instituições, a torcida pela seleção brasileira e pelo jogador é intensa.

Às vésperas da estreia do time de Tite na Copa da Rússia, a escola Maria Rita Lyra promoveu dez dias de ações para prestigiar o craque alagoano no torneio internacional, além de relembrar sua passagem pela unidade de ensino no período no período de 2001 a 2003, quando estudou o 3º e 4º anos do ensino fundamental.

“Estamos muito orgulhosos por este alagoano e, principalmente, ex-aluno nosso. Ficamos felizes quando um estudante consegue superar todas as adversidades e conquista o sucesso, independente da profissão escolhida. Por isso, o Firmino é um exemplo”, afirma a gestora Jucedy da Silva Oliveira.

A unidade continuará a sequência didática na próxima semana, segundo a direção. Na ocasião, os 260 estudantes do 1º ao 5º anos deverão escrever uma carta para Firmino.

Craque desde pequeno

Ficha com fotos de firmino (Foto: Reprodução / Agência Alagoas)

A poucos metros dali, na Escola Estadual Tarcísio de Jesus, onde Firmino estudou o 1º e 2º anos do ensino fundamental, depois do 5º ano até a 1ª série do Ensino Médio, o jogador viveu e deixou boas histórias. Quem lembra com carinho é o ex-agente administrativo da unidade, José de Arimateia Santiago Pinheiro, o Ari.

“Na época eu era presidente do Conselho, o que permitiu organizar o time de futebol da escola. No intervalo e aulas vagas, ele e outros meninos ficavam aqui na secretaria pedindo bola para jogar. Tínhamos material, camisas, bola, mas a quadra ainda era um sonho na época”, lembra Ari, referindo-se ao ginásio que foi entregue este ano pelo Governo de Alagoas.

Ari recorda um episódio curioso quando Firmino, já atacante do CRB, jogou contra os colegas da escola. “De 2005 e 2006, disputávamos o campeonato Sesi de futebol e eu sempre brincava que iria desclassificá-lo. Numa preleção do Tarcísio, onde teríamos jogo contra o CRB, enquanto conversávamos, observamos ele (Firmino) no meio dos meninos, na época já centroavante do time adversário e pedimos para ele sair. Resultado: quem foi eliminado fomos nós, com o gol dele. Após o jogo, eu estava na secretaria e lá veio ele. Tentei desviar o olhar, achando que ele faria alguma gozação, mas ele olhou, deu aquele sorriso maroto e foi para a sala”, revela.

Ele também se emociona ao falar do poder de superação do jogador e de como ele é um exemplo positivo para a comunidade.  “Ele representa uma esperança para estes meninos. O futebol muda comportamentos, pois traz consigo este sentimento de equipe, onde quando a sua parte falha, a do outro completa”, complementa Ari.  

Exemplo – Empolgados, alunos das duas unidades de ensino já sonham em seguir o mesmo caminho trilhado pelo atacante. No CAIC, é o caso de Luiz Felipe de Oliveira Santo, que joga na posição de atacante – “Um dia quero ser como o Firmino. Hoje já jogo no Trapichão”, revela o garoto.

Ex-aluno do CAIC e atualmente estudando na Tarcísio de Jesus, Talysson Kauã da Silva Santos, interpretou Firmino enquanto criança, em filmagens da Rede Globo para apresentar a trajetória do jogador. “Vou assistir aos jogos e torcer pelo Brasil em casa, com minha família. Um dia pretendo ser goleiro da seleção”, revela o estudante do 6º ano, premiado como melhor goleiro no torneio RF, levando apenas um gol.

E torcida com certeza não vai faltar dos estudantes Mauro José Nunes, Gabriel dos Santos Silva, William dos Santos Gomes, Kledson Alberto Santos todos da Tarcísio de Jesus. “Saber que ele nasceu em nossa comunidade é algo incrível. Vamos torcer muito pela seleção e por ele”, garantem os garotos.

Clebson Ruan dos Santos, do CAIC, também é só empolgação. “Estou animado. Vou torcer pelo Brasil e pelo Firmino”, declara o atacante, que marcou 2 gols no torneio RF (Roberto Firmino), realizado este ano, no conjunto Virgem dos Pobres III em homenagem ao craque.

Por Manuella Nobre / Agência Alagoas

Comentários