Escolas da rede estadual apresentam projetos na Feira de Ciências de Alagoas

27 nov 2014 - 12:30


Evento será realizado nesta sexta-feira (28) no ginásio da Escola Moreira e Silva, no Cepa.

Fotos: Valdir Rocha

Fotos: Valdir Rocha

Escolas da rede pública estadual apresentam nesta sexta-feira (28) projetos científicos desenvolvidos por seus alunos na segunda edição da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal). Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), o evento será realizado das 9h às 17h no ginásio da Escola Estadual Moreira e Silva, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), e tem como objetivo incentivar atividades de iniciação científica na educação básica bem como socializar projetos desenvolvidos por estudantes de escolas da rede pública.

Ao todo, 24 projetos das áreas de Ciências da Natureza e Matemática serão expostos na feira, divididos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Participam da feira escolas estaduais de Maceió, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Cajueiro, Porto de Pedras, Cacimbinhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Satuba, Pilar e Piranhas e abordam temas diversos, a exemplo de sustentabilidade, propriedades medicinais das flores, produção de antissépticos naturais, aspectos socioeconômicos da pesca do camarão no bairro de Jaraguá, distúrbios alimentares, poluição e o uso do umbu como dessalinizador caseiro.

Cada trabalho inscrito será representado por, no máximo, três expositores (dois estudantes e um professor-orientador) e os três melhores classificados de cada categoria, além de serem premiados e certificados, serão publicados como artigos na Revista Alagoana de Ensino de Ciências (Raec) no primeiro semestre de 2015.

A superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Claudiane Pimentel, destaca a importância do Feceal para o fomento e revelação de novos talentos científicos na rede pública estadual.

“A Feceal integra uma política de fomento à iniciação científica e pesquisa na rede pública estadual, dando visibilidade aos projetos realizados nas nossas escolas. Além disso, atividades como esta também servem como um incentivo para a adoção de novas práticas pedagógicas que complementam o aprendizado do conteúdo abordado em sala de aula, o que contribui para a melhoria do ensino-aprendizagem”, afirma Claudiane.

Por Ana Paula Lins / Agência Alagoas

Comentários