Equipe de Saúde da Sase apresenta projetos desenvolvidos nas unidades

18 set 2014 - 06:30


Entre as ações realizadas pela Superintendência de Assistência Socioeducativa se destacam os projetos sobre ecologia e desenvolvimento.

Foto: Jorge Santos

Foto: Jorge Santos

A equipe de Saúde da Superintendência de Assistência Socioeducativa (Sase) realizou nesta quarta-feira (17) uma manhã de apresentações dos trabalhos desenvolvidos nas unidades que compõem o órgão. O evento aconteceu no auditório da Escola do Ministério Público e contou com a presença do promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Rogério Paranhos; do superintendente de Assistência Socioeducativa, Alecssandro Luz; e do secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Carlos Luna.

Foram apresentados os projetos desenvolvidos pelas equipes técnicas, compostas por advogados, psicólogos e assistentes sociais. As apresentações mostraram os projetos desenvolvidos pelas equipes e o dia-a-dia dentro das unidades, que inicia com o acolhimento aos jovens, atendimentos sistemáticos e assistemáticos, bem como o atendimento aos familiares.

Entre as ações realizadas pelas equipes de saúde estão os projetos do “Gol de Placa”, que tem por objetivo melhorar a comunicação entre os adolescentes e monitores da Unidade de Internação Provisória de Rio Largo (UIP); de Convivência Familiar, que consiste em reuniões quinzenais com os familiares; além de palestras sobre saúde bucal, drogas e sexualidade.

O promotor de Justiça Rogério Paranhos ressaltou durante o evento a importância do trabalho desenvolvido. “Estou muito feliz em ver o que está sendo feito. Tenho aprendido muito com esta equipe. Vivemos outro momento nas unidades; temos uma equipe preparada e motivada, o que é muito positivo”, completou.

Entre os projetos apresentados está o do “Sabão em Barra”, promovido pela UIP da Capital, onde as mães dos socioeducandos aprendem a transformar o óleo usado de cozinha em sabão, uma ação que além de ser ecologicamente educativa, gera uma extra renda para os familiares dos socioeducandos.

Segundo o secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, Carlos Luna, as ações mostradas durante o evento é o resultado já do bom trabalho desenvolvido. “É bom ver o resultado de um trabalho feito com compromisso. Os profissionais atenderam o chamado, sei que a caminhada é longa, mas já me sinto extremamente gratificado em contar com pessoas tão comprometidas”, finalizou.

Atualmente a Sase é composta por oito unidades: Unidade de Internação Provisória Rio Largo; Unidade de Internação Provisória – DER; Unidade de Internação Masculina Extensão I: Unidade de Internação Masculina Extensão II – Kerigma; Unidade de Internação Masculina; Unidade de Semiliberdade; Unidade de Internação de Jovens e Adultos e Unidade de Internação Feminina.

Por Ascom Seris

Comentários