Editorial de Domingo: Mudanças nas Secretarias de Santana é o assunto do momento

03 Maio 2015 - 05:00


Um mês e dois dias. Esse é o prazo exato que a Secretaria de Obras em Santana do Ipanema está sem titular oficial, isso porque, no dia 31 de março o vice-prefeito Adenilson Oliveira, que respondia formalmente desde o início da atual gestão, deixou o lugar para a complicada escolha do prefeito Mário Silva. Até a presente data, uma pessoa ocupa interinamente a pasta, até a publicação oficial do novo secretário.

A saída de Adenilson foi a primeira, mas não a única a ser alvo de tribulações. Segundo informações chegadas ao site Alagoas na Net, desde o episódio envolvendo o vice-prefeito, muitas outras “cabeças já estariam prestes a rolar”. O assunto obviamente nunca foi tratado à luz e conhecimento da população pelo setor de comunicação da Prefeitura. Entretanto, nos últimos dias a mudança de postos nas secretarias municipais de Santana do Ipanema tem sido o assunto entre os moradores da cidade mais importante do Sertão alagoano, que esperam ansiosos uma definição que venha dar um norte à administração “Muda Santana”.

Entre as tantas informações extraoficiais, o que se sabe é que o prefeito Mário Silva está perdendo o sono com o número de convites, alguns bem sucedidos, outros nem tantos.

Um desses cortejos do prefeito foi feito ao comerciante “Márcio do Couro”, candidato a vereador mais votado na última eleição, porém não eleito, por questão de coligação. Márcio recebeu o convite para gerir a secretaria de Obras e Transportes, porém, após conversas no seio familiar, decidiu por não aceitar o apelo do chefe do Executivo Municipal.

Após a recusa do ex-candidato, o prefeito convidou um funcionário aposentado da Eletrobras, no entanto, este também decidiu não aceitar. De acordo com um dos seus irmãos, o motivo seria problemas de saúde.

Durante esta semana um nome tem surgido nos meios de comunicação como sendo o atual secretário de Obras e Transportes. Também de forma ainda não oficial, já que não houve um pronunciamento do prefeito, nossa redação ficou sabendo que o comerciante Fernando Guimarães, o “Fernando da Madeireira”, aliado do prefeito Mário Silva, já estaria em plena atividade como o responsável pela pasta; tão cortejada em outros tempos.

Outro setor que tem dado o que falar é a Educação, tendo como titular a primeira-dama Renalda Martins. A informação é que ela já está de malas prontas para ocupar outra pasta, ou quem sabe apenas assumir de vez a função de primeira-dama.

A questão é que esta mudança estaria aumentando a ‘dor de cabeça’ do prefeito, que aguarda há dias a confirmação de um convite. A especulação gira em torno do nome do empresário Francisco Lemos, o “Chico da Padaria”.

Para alguns amigos mais próximos o empresário santanense não negou o chamado, mas também fez questão de não externar a decisão se assumiria tal posto. Vale salientar que Lemos tem uma forte ligação com o setor da educação, pois é um dos fundadores e proprietário da instituição particular Colégio Divino Mestre.

O imbróglio ainda não acaba por aqui. Para fechar a conta, há quem afirme que a Secretaria de Ação Social e até a chefia de gabinete do Prefeito já tem seus cargos tidos como “vagos”, pois seus atuais titulares já os teriam deixados a disposição do prefeito. Só não se sabe se voluntariamente ou por “livre e espontânea pressão”.

Comentários