Desburocratização da Justiça e dignidade humana são temas de palestras da OAB em Santana do Ipanema

16 nov 2016 - 12:21


Palestras são destinadas a advogados, estudantes de direito ou qualquer pessoa interessada nos temas. Para os profissionais da área um certificado é entregue.

Evento acontece na Câmara de Vereadores de Santana (Foto: Divulgação)

Evento acontece na Câmara de Vereadores de Santana (Foto: Divulgação)

Direito e Sociedade é o tema de palestras que a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, através da Comissão de Estudos Constitucionais, realiza nos dias 18 e 19 de novembro, em Santana do Ipanema. Prerrogativas, Direito Humano, Civil, Constitucional e Eleitoral estão entre as temáticas abordadas.

As palestras serão realizadas na sede da Câmara Municipal de Vereadores e começam na sexta-feira, a partir das 18h, seguindo até às 22h. O primeiro tema a ser abordado será “A importância das prerrogativas na defesa da sociedade”, pelo advogado e membro da comissão de Prerrogativas da OAB Alagoas, Marcus Tullius Santos Farias.

Ainda na noite de sexta-feira, o vice-diretor da Escola Superior de Advocacia, Bruno Tavares, irá ministrar palestra com o tema “Os novos desafios do Processo Judicial Eletrônico”. Para encerrar a noite, José Marques de Vasconcelos Filho – presidente da Comissão de Estudos Constitucionais – irá abordar “Dignidade da Pessoa Humana: A crise de identidade dos Direitos Humanos”.

No sábado, as palestras começam às 8h30. João Marcel Braga Maciel Vilela Júnior será o palestrante responsável por abordar “Sistema eleitoral e financiamento de campanha: uma perspectiva para as eleições de 2018”. Dando continuidade, Madson Borges Delgado trará para discussão “A tentativa de desburocratização da justiça pela implementação do Novo CPC”; e encerrando o evento, João Victor Medeiros Barbosa abordará “Assédio Moral: violência psicológica no ambiente de trabalho”. As palestras serão concluídas às 12h.

Segundo José Marques, presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB Alagoas, as temáticas foram escolhidas pela comissão diante das necessidades de aprofundamento pelos advogados. “Falar de prerrogativa é sempre uma constante na nossa vida, já que as violações são encontradas durante o exercício da profissão. Mas prerrogativa não é apenas um direito do advogado. Quando este consegue exercer seu papel na plenitude, toda a sociedade é que sai ganhando. Os demais temas das palestras foram escolhidos para que haja um aprofundamento dos advogados e estudantes de direito que estejam presentes no evento”, comentou.

As palestras são destinadas a advogados e estudantes de direito com emissão de certificado com carga horária de 8 horas pela ESA. Para participar, fazer uma pré-inscrição através do e-mail da ESA (esa@oab-al.org.br) e no dia do evento levar um quilo de alimento não perecível ou uma lata de leite; todas as doações são destinadas a campanhas sociais que a OAB Alagoas realiza durante o ano.

Da Assessoria OAB-AL

Comentários