Curso para servidores públicos pode ajudar no combate a corrupção na gestão pública

02 Maio 2017 - 07:19


Capacitação é um evento da AMA em parceria com as controladorias da União e do Estado.

Cursos pretendem melhor mecanismos contra corrupção (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Cursos pretendem melhor mecanismos contra corrupção (Foto: Marcos Santos / USP Imagens)

Servidores públicos estaduais e municipais de Alagoas podem participar gratuitamente de um curso de capacitação que ajudará no combate de atos de corrupção dentro da gestão pública. O evento está marcado para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de maio na cidade de Maceió.

Trata-se do Curso de Procedimento de Apuração de Responsabilidade, estudo que propõe conhecimento aos agentes acerca das normas referentes à responsabilização das pessoas jurídicas e aos programas de integridade, em especial dos princípios das Leis N º 8.666/93 e da Lei Nº 12.846/2013.

A responsabilização de empresas é mais um instrumento no combate à corrupção, permitindo a punição de PJ’s que corrompam agentes, fraudem licitações ou dificultem a investigação dos órgãos públicos.

O curso é uma promoção da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com a Controladoria Geral da União e a Controladoria Geral do Estado de Alagoas. As inscrições estão abertas através do e-mail projetos@ama.al.org.br, basta enviar nome, cargo, município e contato.

De acordo com a assessoria da AMA, são disponibilizadas 80 vagas para servidores e empregados públicos estaduais e municipais, ocupantes de cargo efetivo que atuem na aplicação da Lei Nº 12.846/2013.

Elaborar os Planos Plurianuais

Outro curso também poderá interessar os servidores alagoanos, este realizado nos dia 10 a 12 de maio, também em Maceió. Desta vez o tema é Planejamento Governamental, com foco na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. A mesma capacitação acontece no auditório da Câmara Municipal de Santana do Ipanema, no horário de 09h às 14h, entre os dias 9 e 11.

Segundo Pedro Ferro, gerente de Apoio Institucional da AMA, os municípios foram divididos de acordo com a distância média entre os locais. “A Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio procurou deixar dois polos para facilitar a vida dos técnicos municipais”, afirmou.

Para se inscrever no curso em Maceió, basta CLICAR AQUI. Para a inscrição do curso em Santana, CLIQUE AQUI.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários