Corpo de Bombeiros de Alagoas treina guarda-vidas para o Carnaval 2018 Oficinas sobre técnicas de salvamento reuniram cerca de 50 participantes

01 fev 2018 - 10:00


Guarda-vidas receberam noções sobre primeiros socorros para afogado (Foto: Ascom/CBMAL)

O Carnaval está chegando e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está em fase de organização para garantir a segurança de todos os foliões que vão aproveitar as festas no Estado. Uma das ações realizadas foi o treinamento de 50 guarda-vidas, ocorrido na manhã de terça-feira (30).

A iniciativa manteve o foco em técnicas de salvamento, repassadas em quatro oficinas: primeiros socorros para o afogado, instrução com remo e flutuador, noções de resgate de vítimas submersas e resgate com prancha, utilizando os equipamentos para um atendimento cada vez mais rápido e eficiente.

Conforme o comandante do Grupamento de Salvamento Aquático (GSA), major Bruno Vieira, é grande a importância de se manter um treinamento técnico nessa área. “Aqui, eles estão relembrando técnicas e discutindo atualizações e novidades, além da relevante troca de experiência de serviços, de acordo com as características de cada posto”, explicou o oficial.

Prevenção

Apesar do aumento do fluxo de banhistas no litoral alagoano no período, o Corpo de Bombeiros registrou um acréscimo de apenas 8% nos casos de salvamento aquático no carnaval de 2017. Segundo o major Bruno Vieira, isso se deve ao reforço nas ações de prevenção, com rondas a pé, em que os guarda-vidas orientam as pessoas sobre os locais de perigos; a distribuição de panfletos educativos com dicas de segurança; além da entrega de pulseiras de identificação para crianças.

Durante o período carnavalesco, além dos sete postos da região metropolitana, como Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia, Gunga, Prainha da Barra Nova, Guaxuma e Tabuba, além de Maragogi e Japaratinga no interior do Estado, mais locais contarão com a presença de guarda-vidas, como Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Duas Barras, Pontal do Coruripe, Pontal do Peba, Traipu e Piranhas, totalizando 16 postos em Alagoas.

Por Thássia Santos / Agência Alagoas

Comentários