Cidades do Sertão recebem reuniões públicas para tratar sobre Plano de Resíduos Sólidos

04 Maio 2015 - 02:22


As chamadas Reuniões Públicas acontecem em dias diferentes nas cidades de Pão de Açúcar e Olho d’Água do Casado. Outras cidades também terão o evento.

Plano Estadual pretende por fim aos lixões (Foto: MP/AL)

Plano Estadual pretende por fim aos lixões (Foto: MP/AL)

A secretaria Estadual dos Recursos Hídricos e de Meio Ambiente (Semarh) em conjunto com a empresa Floram Engenharia continuam nesta semana uma série de reuniões públicas em cidades de Alagoas. O objetivo dos eventos trata-se de validar o panorama dos resíduos sólidos do estado e apurar novas sugestões, a fim de aplicar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e cumprir assim o que pede a Política Nacional.

Nos próximos dias 5 (terça-feira) e 6 (quarta) os encontros acontecem em duas cidades do Sertão alagoano. De acordo com o cronograma da Semarh, na terça-feira a reunião será na cidade de Olho d’Água do Casado, que representa a “Região Sertão”. O evento está marcado para acontecer às 8h30 no Clube Social Casadense.

Na quarta-feira o encontro se dará em Pão de Açúcar, cidade ribeirinha do São Francisco, que lidera o conjunto de municípios da “Bacia Leiteira”. Com o mesmo horário previsto que a outra, a reunião acontece no auditório da Faculdade São Vicente.

Ambos os encontros fazem parte de um cronograma maior, que vem percorrendo desde a semana passada outras regiões do estado, como Zona da Mata, Região Metropolitana de Maceió, Litoral Norte, Agreste e Região Sul.

A elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos é uma condição para que o estado tenha acesso a recursos da União, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos, ou para ser beneficiado por incentivos ou financiamentos de entidades federais.

Atualmente, o plano se encontra na etapa de conclusão do panorama de resíduos do estado. Entre as suas metas, estão o desenvolvimento da logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e a criação de metas para a eliminação dos lixões.

Da Redação com informações da Semarh

Comentários