“Cheia do Panema” inspira moradores em Santana do Ipanema Eles escreveram ou expressaram em vídeos todo o seu amor ao ver o Rio com muita água.

09 jul 2017 - 16:20


Rio tem recebido muita água nesses dias (Foto: Remi Bastos / Reprodução / Facebook)

Moradores do município de Santana do Ipanema estão felizes com a intensa chegada de águas no Rio Ipanema. Desde o inicio da semana o rio que dá nome a cidade vem recebendo volumes constantemente do precioso líquido e com isso proporcionando belas imagens aos sertanejos.

E para expressar toda essa satisfação alguns deles acabam se manifestando nas redes sociais. Uns decidiram escrever, como o médico Avelar Alécio. “Há muitos anos não presenciava o velho Panema botando cheia no período de inverno. Até porque também período invernoso tal qual estamos vivenciando já distanciava no tempo, muitos jovens santanenses não conheciam essa ocorrência muito comum na minha época de criança e adolescência”, escreveu o santanense.

Avelar recordou ainda que as grandes e costumeiras cheias ocorriam no chamado período das trovoadas, no final de ano e mês de janeiro. “Hoje vemos o rio um pouco parecido com os velhos tempos. Digo ‘um pouco parecido’ porque o velho Panema tem sido ‘agredido’, assoreado, poluído ao longo dos anos”, afirmou ele, lembrando também do trabalho da AGRIPA (Associação Guardiões do rio Ipanema). “Foi louvável sua criação, a defender políticas públicas na área ambiental e em defesa do tradicional rio que dá nome à nossa cidade. Esperamos que a gestão possa visualizar e apoiar essa luta”.

Deu Saudades

A postagem do médico foi finalizada apontando outro famoso santanense, o amigo e cantor Remi Bastos. E por falar nele, outra dupla de moradores também inspirou-se no compositor para prestar suas homenagens ao Rio Ipanema.

Neste domingo (9), o servidor público Sérgio Campos e o comerciante Mário Pacífico gravaram um vídeo às margens do rio. Lá eles não só demonstraram seu amor pela natureza, mas também mostraram que não deixam a desejar na musica. A dupla interpretou ‘Saudade’. “Quando a gente vem e olha esse Panema cheio, a gente lembra de quem Mário?”, pergunta Sérgio. “De Remi Bastos”, logo responde o amigo. Veja abaixo o vídeo que eles gravaram:

Inspiração do poeta

E se não fosse suficiente tantas ‘declarações de amor’, mais outros dois moradores também soltaram a voz para lembrar da importância do Velho Panema. Desta vez quem puxou o coro foram os membros da Agripa. Em visita ao guardião Ferreirinha, o cantor Manoel Messias acompanhou o companheiro de luta no hino feito para essa instituição que defende o patrimônio dos santanenses.

Veja como foi a gravação desse vídeo também:

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários