Alerta: número de crianças obesas no Brasil é superior a 30%

05 mar 2015 - 21:00


Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

No Brasil, somente 1,9% das pessoas com menos de cinco anos apresentam peso inferior à idade. Em contrapartida, 7,3% das crianças nessa faixa etária estão com excesso de peso. É o que aponta levantamento publicado no último dia 2 de março. Os indicadores colocam o país em estado de alerta para os impactos disso em um futuro próximo.

Entre 5 e 9 anos, o percentual de crianças com excesso de peso chega a espantosos 33,5%. Na adolescência, o quantitativo é um pouco menor: 20,5%. Porém, o problema é ainda mais sério. Os dados mostram que o estado nutricional da primeira infância reverbera também na vida adulta.

Nos últimos anos, tem sido crescente o número de adultos com pesagem acima do ideal. Em 2012, metade da população adulta estava com excesso de peso, das quais 17,2% estavam com obesidade.

“A melhoria da condição de renda da população não significou um melhora na alimentação. As pessoas acabam consumindo produtos industrializados e com alto índice de sódio, açúcar e gordura saturada”, explicou a ministra Ideli Salvatti.

As informações são fruto de levantamento realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Segundo o órgão, os dados servirão de base para orientar a elaboração de políticas públicas específicas.

Da Agência CNM, com informações da Secretaria de Direitos Humanos

Comentários