Alagoas sedia evento sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção

26 nov 2014 - 11:30


Evento é aberto à sociedade e ocorrerá dia 9 de dezembro em Arapiraca.

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Com o apoio do Fórum de Combate à Corrupção (Focco-AL), a Controladoria Geral da União (CGU) realiza no dia 9 de dezembro o seminário que marca o Dia Internacional Contra a Corrupção. Este ano, o evento, aberto à sociedade, ocorrerá em Arapiraca, no auditório do planetário da cidade e tem como parceiros a Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE/AL), o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), a Advocacia Geral da União (AGU) e apoio da Prefeitura de Arapiraca e da Polícia Militar de Alagoas (PMAL).

Previsto para 9 horas, o seminário terá início com o debate sobre o “Papel das instituições democráticas no combate à corrupção”, painel apresentado pelo advogado da União André Luiz de Almeida Mendonça.

Em seguida, os participantes acompanharão o segundo painel, que tem como tema “O combate à corrupção em Alagoas”, destacando o papel do Ministério Público Estadual (MPE), resultados alcançados, dificuldades e a participação social na luta contra a corrupção. O assunto será abordado pelo procurador-geral de Justiça do MPE/AL, Sérgio Jucá.

Após as conferências, seguirá o debate mediado pelo advogado Antônio Carlos Gouveia. O evento será finalizado com a peça de teatro: Dona Formiga, Compadre Tatu e o Imposto de Renda promovido pelo Parlamento Jovem com o Grupo de Educação Fiscal da Receita Federal.

Convenção

O Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC) é celebrado desde 9 de dezembro de 2003, quando governos de diversos países assinaram, na cidade de Mérida, no México, a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assumindo o compromisso de fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo.

A celebração é simultânea em diversos estados brasileiros com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de atitudes e de habilidades necessárias ao exercício de direitos e deveres na relação recíproca entre o cidadão e o Estado. O objetivo é ainda promover a cidadania e o fortalecimento do controle social com ações de prevenção e combate à corrupção e transparência na gestão pública e controle social. O Dia Internacional Contra a Corrupção tem como público-alvo agentes públicos, estudantes e a sociedade civil.

Por Elaine Gonzaga / Agência Alagoas

Comentários