Alagoanos usam cada vez mais serviços online do Detran

27 ago 2014 - 16:00


Segunda reportagem da série sobre prestação de serviços à população mostra os benefícios da página virtual do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas.

Foto: Darcio Monteiro / Agência Alagoas

Foto: Darcio Monteiro / Agência Alagoas

A agilidade dos serviços online tem atraído a população alagoana, que se apropria e utiliza, cada vez mais, dos recursos da internet sem sair de casa. Desde que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) disponibilizou os serviços de habilitação pela página virtual do órgão, as idas aos postos de atendimento diminuíram. Enquanto isso, as emissões de guias e consultas pela internet mostra um crescimento expressivo.

“A comodidade de fazer o agendamento de vistoria ou outros serviços como a situação na CNH de casa é muito confortável e indispensável”, declarou o usuário dos serviços online, Gustavo Oliveira, sobre o uso dos serviços do Detran na internet.

Em 2009, apenas quatro serviços eram disponibilizados pela internet. Nesta época, a demanda chegava próximo dos 112 mil atendimentos. Já em 2013, com o número de serviços passando dos 30, a demanda chegou a 591 mil. Só no primeiro semestre de 2014 o número passa dos 380 mil. Os serviços de habilitação, veículo e infrações disponibilizados pela internet podem ser visualizados nesta página: http://www.detran.al.gov.br/

De acordo com o coordenador setorial de Articulação Regional, Adilson de Sá Gomes, a expansão dos serviços pela internet é um avanço significativo para o Detran. “Conseguimos desafogar os postos de atendimento. No JÁ do Farol, por exemplo, nos primeiros seis meses de 2013 foram emitidas 15 mil guias. No mesmo período de 2014, a mesma demanda caiu para 10 mil”, explicou.

Para quem não possui internet em casa ou tem dificuldade no acesso, os totens e postos avançados de atendimento estão espalhados pelo Estado (Centro, Farol, Shopping Pátio, Arapiraca e Maribondo), além dos Ciretrans que estão presentes em 13 municípios: Matriz do Camaragibe, Penedo, União dos Palmares, Santana do Ipanema, Arapiraca, palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Viçosa, Atalaia, Girau do Ponciano e Coruripe. Para conferir os serviços oferecidos por cada Ciretran, acesse: http://www.detran.al.gov.br/institucional/ciretrans.

“Além dos serviços da internet, que sempre estou acessando de casa ou do trabalho e considero fundamental, também já utilizei os serviços dos postos de atendimento do Detran no JÁ. Como existem vários, sempre que preciso tem um perto de mim. Isso facilita demais”, afirmou o usuário Thiago Cavalcante, que é técnico de informática de uma construtora.

Os postos e Ciretrans funcionam de segunda a sexta, das 8h ás 14h. O contato com Detran pode ser feito pelo teleatendimento nos números 0800 082 0194 ou 4002.2194.

Ouvidoria

A Ouvidoria é outro serviço online do Detran e existe desde 2007. Tem a finalidade de exercer a função de representante do cidadão junto ao órgão. Para recorrer à Ouvidoria é necessário que tenha algum caso de atendimento inadequado ou ineficiente e resposta insatisfatória à demanda. A ouvidoria também deve ser utilizada quando o usuário identificar irregularidade grave cometida por servidores, ou desejar registrar sugestões e elogios.

Não são aceitas denúncias anônimas, manifestações para as quais exista recurso específico, consultas sobre veículos, habilitação, infrações, legislação e processos abertos no protocolo geral.

Confira os canais para acessar a Ouvidoria:

E-mail (preferencialmente): ouvidoria@detran.al.gov.br;

Fone: (82) 3315-3806;

Correios: Detran/AL – Ouvidoria, Av. Assis Chateaubriand s/n, Pontal da Barra, Maceió/AL, CEP 57.010-901;

Presencial: dias úteis das 08 às 13:20h, na sede do Detran/AL, sala 15.

Por Pollyana dos Anjos / Agência Alagoas

Comentários