Agripa leva estudantes para plantar mudas as margens do Rio Ipanema; veja fotos

06 jun 2017 - 11:25

Durante toda a semana os Guardiões acompanham os estudantes fazendo ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

Agripa levou estudantes para as margens do rio Ipanema (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

A Associação Guardiões do Rio Ipanema (Agripa) está acompanhado alunos da rede pública de Santana do Ipanema em ações ambientais durante toda esta semana. Iniciada nesta segunda-feira (5), a proposta é levar os estudantes para realizar plantio de mudas às margens do Rio Ipanema.

Os atos acontecem até a próxima sexta-feira (9) e são parte do projeto de autoria dos Guardiões em comemoração a Semana do Meio Ambiente. A semana iniciou com o Dia do Meio Ambiente, celebrado ontem, 5 de junho.

A cada dia um grupo de escolas diferentes tem contato direto com a natureza e aprendem um pouco mais sobre a preservação dos bens naturais. No primeiro dia estudantes das Escolas José Francisco de Andrade, Santa Sofia e São Cristóvão estiveram no bairro da Barragem.

Exatamente 20 mudas de craibeiras foram plantadas as margens do Velho Panema. Os estudantes “botaram a mão na massa”, um deles o jovem Ramon, da Escola Santa Sofia. “Eu já tinha plantado alface, mas coloca uma planta assim, na margem do rio é a primeira vez”, relatou ele, pouco antes de enterrar sua plantinha.

Não só para os pequenos

Ao lado das crianças estavam os professores que também não escondiam a satisfação da atividade campal. “A Agripa está proporcionando um dia fantástico, não só para as crianças, mas até para nós, ‘gente grande’. Será inesquecível para todos”, disse a professora Sonia Carvalho.

Quem também acompanhou os trabalhos foi o Diretor de Cultura do Município, e também Guardião do Rio Ipanema, José Malta Fontes Neto. Acostumado a participar de atividades com estudantes, ele se juntou as crianças e até nos selfies que eram feitos.

Além de auxiliar diretamente no plantio, o presidente da Agripa, Ariselmo de Melo fez questão de passar ensinamentos durante o passeio. “A presença dos estudantes no meio ambiente é uma experiência única e uma oportunidade de se fazer sensibilizar os pequenos para a situação do nosso rio. É nesses momentos que podemos formar uma consciência ambiental e quem saber criar futuras gerações mais responsáveis”, afirmou.

Nesta terça-feira (6) mais um grupo de alunos deve novamente fazer a atividade. A Agripa recebeu 140 mudas, sendo 100 delas doadas pelo IMA e as outras 40 dadas pelo empresário santanense Aderval Vanderlei Tenório Neto.

Imagem 1 de 34

Por Lucas Malta / Da Redação